Medicina
O que é alergia emocional? Conheça causas e sintomas
Compartilhe:
Quando passamos por muitos momentos de estresse, ansiedade e tristeza, é comum sentirmos desânimo, falta de energia, problemas de apetite, coceira… espera. Coceira? Isso mesmo. Nossa saúde física é muito mais interligada à saúde emocional do que imaginamos, e passar por situações de estresse e nervoso podem fazer com que o corpo manifeste alguns sinais. O nome desse quadro é alergia emocional.
Mas o que é alergia emocional exatamente? Como ela acontece, quais são os sinais e como podemos prevenir e tratar? Siga na leitura do post para saber mais sobre o assunto.
Para começar: o que é uma alergia?
Uma alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a algumas substâncias que entram em contato com nosso organismo e, então, se tornam alérgenas. Esse contato pode se dar por diferentes vias, e a alergia, portanto, pode ser respiratória, dermatológica ou, ainda, alimentar.
Durante uma crise alérgica, o corpo acaba atacando a si mesmo, o que pode gerar consequências mais ou menos graves.
- As alergias respiratórias se convertem, em geral, em crises de asma e rinite, podendo provocar espirros, coceira no nariz, nos olhos e na garganta e, em alguns casos, dificuldade para respirar.
- As alergias dermatológicas se manifestam como dermatites e urticárias, provocando coceiras e vermelhidão na pele.
- As alergias alimentares costumam desencadear diarreia, enjoos, vômitos e, também, sinais na pele, ou até evoluir para problemas bastante graves como um choque anafilático.
As alergias respiratórias são causadas por agentes alérgenos que entram no organismo pelas vias nasais.
O que é alergia emocional
A alergia emocional também está ligada a uma resposta exagerada do sistema imunológico, no entanto, nesses casos ela tem a ver com gatilhos emocionais, como o estresse e a ansiedade. Isso acontece porque, em situações como essas, o organismo produz mais cortisol, que é o hormônio do estresse.
O excesso do hormônio, no entanto, também afeta negativamente o corpo — que passa, então, a lutar para combatê-lo, o que provoca os sintomas alérgicos.
Além disso, é preciso levar em consideração também que mesmo que uma crise alérgica não tenha, necessariamente, uma causa emocional, ela pode, ainda assim, ser impactada e piorar em situações de estresse. É o caso de diversas doenças de pele, como a psoríase e a dermatite atópica.
Portanto, é muito importante cuidarmos atentamente de nosso estado emocional para não trazer impactos negativos à saúde física e evitar sintomas incômodos.
Sinais da alergia emocional
Assim como os sintomas de alergia convencional, os da alergia emocional variam em intensidade e podem aparecer de maneiras diferentes de pessoa para pessoa. Como os tecidos da pele possuem terminações nervosas que se conectam diretamente ao nosso emocional, os sintomas mais comuns estão relacionados a ele, como a vermelhidão, a coceira pelo corpo e, até mesmo, a urticária.
Coceira pelo corpo e vermelhidão na pele são sinais bastante comuns das crises de alergia emocional.
A falta de ar, a insônia e o suor excessivo também podem aparecer como sinais de problemas psicológicos.
É importante prestar atenção tanto nos sintomas quanto nos possíveis gatilhos emocionais, porque a única maneira de diagnosticar um caso de alergia emocional é por meio da análise dos sinais e dos relatos do paciente.
Como prevenir
A melhor maneira de se prevenir de contratempos emocionais é buscar levar uma vida mais equilibrada e com acompanhamento psicológico. A terapia é um exercício muito importante de autoconhecimento e, a médio e longo prazo, traz efeitos profundos no bem-estar e na saúde mental.
Quando falamos em buscar uma vida mais leve e equilibrada, estamos nos referindo a encontrar momentos, mesmo em meio ao dia a dia corrido e atarefado, para se conectar consigo mesmo, respirar ao ar livre, praticar um exercício físico e relaxar a mente.
Práticas como a da yoga e a da meditação são extremamente benéficas para a saúde mental e, consequentemente, ajudam a evitar os efeitos negativos de ansiedade e estresse no corpo. Manter uma alimentação saudável também é de suma importância para manter a saúde global em dia e aumentar a imunidade.
A meditação é uma prática extremamente benéfica para a manutenção da saúde mental.
Hábitos saudáveis como esses não servem somente para proteger a saúde emocional e as crises alérgicas, mas sim para prevenir diversos outros problemas de saúde, podendo fazer toda a diferença na vida.
Como tratar uma crise de alergia emocional
Além do acompanhamento psicológico para minimizar os casos e ajudar a contornar mais rápido possíveis crises que apareçam, é válido contar, também, com um dermatologista de sua confiança para tratar dos sintomas que aparecem na pele.
Cabe a este especialista avaliar a gravidade do quadro e prescrever os medicamentos e outros produtos para amenizar ao máximo a alergia. Entre as medicações que funcionam para reverter, estão os antialérgicos e, para casos graves, pomadas corticoides.
Semprebem.paguemenos.com.br